domingo, 27 de março de 2011

É hora de acabar com o Bullying!

         Bullying ! Não pratique isso!

          Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
Alguns exemplos de Bullying
    * Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada. 
* Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
    * Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
    * Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
    * Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
    * Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
        * Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade.

Quando questionados muitos praticantes de bullying alegam que não estavam agredindo ninguém, pois apenas estavam "brincando". Brincar é algo que todos participam e se divertem. Ninguém brinca fazendo mal ao outro!
As conseqüências afetam a todos, mas a vítima é a mais prejudicada, pois poderá sofrer os efeitos do seu sofrimento silencioso por boa parte de sua vida. Desenvolve ou reforça atitude de insegurança e dificuldade relacional, tornando-se uma pessoa apática, retraída, indefesa aos ataques externos.
                                     
     Depoimentos
“Vou falar agora sobre uma menina que era muito humilhada só porque o cabelo dela é crespo e ela tem umas feridas na perna. Ela era muito abusada. Chamavam-na de quenga, bia-da-jaca e várias outras coisas que ela não gostava. Por isso ela saiu de onde ela morava para outro lugar porque ela não gostava mais de ser abusada. “
         




          Nossa atitude faz a diferença!
O tema Bullying deve fazer parte da rotina da escola como ações atitudinais e não apenas conceituais. De nada valerá falar sobre a não-violência, se os próprios profissionais em educação usam de atos agressivos, verbais ou não, contra seus alunos. Ou seja, procurar evitar a velha política do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. O mesmo pensamento deve servir para os alunos e pais.
 

4 comentários:

  1. aqui é o justin brown
    acho que em questão ao bullying ainda tem muito a ser falado
    acho meio "idiota" um grupo de pessoas se juntarem só pra fazer outra pessoa sofrer e o pior de tudo é que não há nenhum tipo de punição e eu falo isso porque eu já vivi o bullying várias vezes em diferentes tipos.
    bem,essa mensagem é pra quem comete bullying com os colegas
    "você gostaria que um dia tudo que você comete contra certa pessoa voltasse tudo contra você,quero ver se você gostaria de provar do teu próprio veneno"
    pense nisso
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal a idéia da escola criar um blog e um jornal alertando sobre o bullying,pois ele é um problema que vem afetando cada vez mais nossa sociedade.parabens!Afinal eu tb sou aluna da escola e nos ultimos dias uma aluna teve que sair da minha turma por causa desse problema,não devemos deixar q isso continue.

    ResponderExcluir
  3. aqui é a elaine acho muito legal a idéia da escola criar um blog e um jornal alertando as consequencias do bullying,pois é um problema q vem afetando cada vez mais a nossa sociedade.parabens!afinal eu tambem sou aluna da escola e recentemente uma aluna da minha turma teve q sair da escola por esse problema.não devemos mais deixar q isso aconteça.

    ResponderExcluir
  4. bullying é muito ruin,vamos juntos acabar com ele.

    ResponderExcluir

digite seu comentário aqui