sexta-feira, 18 de maio de 2012

Literatura, Arte e Entreterimento

 
Jane Austen
A obra-prima de Jane Austen, com toda certeza!
Um amor capaz de vencer o orgulho da casta e o preconceito do julgamento precipitado.

Pela critica profissional o livro Orgulho e preconceito é citado como a obra prima de Jane Austen,e eu concordo,pelo pouco conhecimento que tenho das obras da autora,vejo que neste livro,  que Jane concluiu antes de completar 21 anos, ela consegue mostrar a sociedade com uma descriçao muito real.
O senso de humor da autora também está muito mais apurado neste romance do que nos outros dois, que são mais dramáticos. A ironia é deliciosa. O capítulo de abertura, com o diálogo entre o Sr. e Sra. Bennet é de um primor literário, de um sarcasmo, de um doce veneno que nos diverte e põe para refletir.
O tom do livro é exatamente esse das confidencias.
Jane fala com desenvoltura do amor, do desejo reprimido, da energia feminina, da sensualidade aprisionada em espartilhos que mal deixavam as damas respirarem. Por baixo da maquiagem e das incontáveis peças de roupa que impediam o contato mais direto de homens e mulheres (e aqui contato direto é um simples abraço ou aperto de mão sem a luva no meio), ela explode em desejo. E ainda, sem trocar um único beijo, fascinante!

Aconselho este livro para todos que gostam de uma história emocionante e que te faz sorrir sozinho(a).Este livro oferece para os leitores além de uma boa história,um ensinamento de como observar mais a sociedade,compreender o que se passa e vencer o proprio orgulho e preconceito,para depois vencer o dos outros, e quem consegue fazê-lo, este sim, terá a oportunidade de viver um romance lindo e inocente assim como o de Elizabeth e o de Jane.
Outros livros da autora:
o   Razão e Sensibilidade (se passa no sec. XIX como a maioria dos romances de Jane)
o   Persuasão (também sec. XIX)
o   Emma (ainda nao tive a oportunidade de apreciar a obra pessoalmente,mas segundo criticas é maravilhoso).Entre outros.
                                                                    
                                                                               Escrito por: Francielle Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

digite seu comentário aqui