sexta-feira, 18 de maio de 2012

Literatura, Arte e Entreterimento

 
Jane Austen
A obra-prima de Jane Austen, com toda certeza!
Um amor capaz de vencer o orgulho da casta e o preconceito do julgamento precipitado.

Pela critica profissional o livro Orgulho e preconceito é citado como a obra prima de Jane Austen,e eu concordo,pelo pouco conhecimento que tenho das obras da autora,vejo que neste livro,  que Jane concluiu antes de completar 21 anos, ela consegue mostrar a sociedade com uma descriçao muito real.
O senso de humor da autora também está muito mais apurado neste romance do que nos outros dois, que são mais dramáticos. A ironia é deliciosa. O capítulo de abertura, com o diálogo entre o Sr. e Sra. Bennet é de um primor literário, de um sarcasmo, de um doce veneno que nos diverte e põe para refletir.
O tom do livro é exatamente esse das confidencias.
Jane fala com desenvoltura do amor, do desejo reprimido, da energia feminina, da sensualidade aprisionada em espartilhos que mal deixavam as damas respirarem. Por baixo da maquiagem e das incontáveis peças de roupa que impediam o contato mais direto de homens e mulheres (e aqui contato direto é um simples abraço ou aperto de mão sem a luva no meio), ela explode em desejo. E ainda, sem trocar um único beijo, fascinante!

Aconselho este livro para todos que gostam de uma história emocionante e que te faz sorrir sozinho(a).Este livro oferece para os leitores além de uma boa história,um ensinamento de como observar mais a sociedade,compreender o que se passa e vencer o proprio orgulho e preconceito,para depois vencer o dos outros, e quem consegue fazê-lo, este sim, terá a oportunidade de viver um romance lindo e inocente assim como o de Elizabeth e o de Jane.
Outros livros da autora:
o   Razão e Sensibilidade (se passa no sec. XIX como a maioria dos romances de Jane)
o   Persuasão (também sec. XIX)
o   Emma (ainda nao tive a oportunidade de apreciar a obra pessoalmente,mas segundo criticas é maravilhoso).Entre outros.
                                                                    
                                                                               Escrito por: Francielle Dutra

NOVIDADES PARA O BLOG


Para quebrar um pouco da seriedade de nossas matérias, a partir de hoje, vamos estar sempre colocando curiosidades, poemas, entre outros textos curtos para a alegria de nossos leitores. Mandem sugestões por comentário. Estamos abertos a novas ideias!


  •     A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.
  • Nesse exato momento há mais de 100.000.000 microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.
  •     Os CDs foram concebidos para comportar 72 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Bethoven.
  •     O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.
  •    Antes da Segunda Guerra, a lista telefônica de Nova Yorque tinha 22 Hitlers. Depois dela, não tinha mais nenhum.
  •    O livro mais vendido no mundo é a Bíblia.
  •     A filha de Shakespear era analfabeta.

Câncer de pele


Cuidados com a pele
O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.
Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) dão conta de que em 2008, 24,6 % dos tumores malignos do Brasil eram de pele e, desse total cerca de 5% são melanomas, as principais responsáveis por mortes.
Apesar dos dados, quando detectado e tratado precocemente esse câncer apresenta altos índices de cura. Quais as formas de se proteger contra o câncer de pele?
A principal prevenção ao câncer de pele é evitar a exposição ao sol sem proteção. É sempre recomendado o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e evitar a exposição em horários que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10h ás 16h.
É recomendado também o uso de filtros solares e sugerida a sua reaplicação a cada duas horas.
Como é o tratamento?
O tratamento principal do câncer de pele se baseia na remoção cirúrgica da lesão. Podem ser usados o tratamento tópico ou Radioterapia. A decisão do tratamento é feita pelo médico e é levada em consideração o tamanho da topografia da lesão e o subtipo de câncer de pele.
Quais são os tipos mais comuns de câncer de pele?
Os tipos de câncer de pele mais frequentes são: carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele; o carcinoma epidermoide, com 25% dos casos, e o melanoma, detectado em 5% dos pacientes.
Quais são as áreas do corpo mais atingidas?
 As áreas do corpo de maior acometimento de câncer de pele são aquelas mais expostas ao sol; como face, orelhas, tronco (colo), braços e mãos, embora o tipo de melanoma possa surgir em áreas cobertas como no dorso (costas) e pernas.
Quais os sintomas?
Crescimento de manchas de aparência elevada e brilhante translucida avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce; uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Se cuidar é preciso!!!
Feito por: Maria imaculada Elias de Jesus