quinta-feira, 29 de março de 2012

Os desafios do Primeiro Emprego para os jovens

O Primeiro Emprego
Existe uma preocupação importante para muitos jovens: como conseguir seu primeiro emprego! Por diversos motivos, a maioria deles gostaria, o quanto antes, de entrar no mercado de trabalho. Seja um estudante que precisa ajudar a família ou pagar seus estudos, seja um buscando estágio, seja um recém formado que esta "batalhando" para entrar no mercado e descobre surpreso, que seu suado diploma não é garantia de uma boa colocação profissional. O certo é que neste momento bate aquela insegurança, a falta de confiança, à dúvida e a incerteza de qual o melhor caminho deve seguir para vencer tamanho desafio.
Como fazer para ultrapassar esta barreira? Por onde começar? Como enfrentar uma entrevista de emprego sem tremer? E o currículo, como preencher? O que devo falar quando me perguntarem sobre minha experiência anterior? Demora muito pra conseguir um emprego? Será que vou me adaptar? Estas e muitas outras dúvidas surgem e são absolutamente normais.
Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Dados do último censo comprovam que mais de 11 milhões de brasileiros procuram um lugar no mercado de trabalho. Para os jovens, encontrar uma vaga é ainda mais complicado. As empresas, na hora da contratação, aumentaram as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho. Conclusão: quem nunca trabalhou, vai ter que dar um duro danado para conseguir a primeira chance. Desta maneira, as filas para conseguir emprego aumentam cada vez mais, disputando as poucas vagas que aparecem nessa época de recessão.
A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine só para quem está começando. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas regras podem ajudar a dar o empurrão inicial. Estudar inglês ou espanhol, conhecer os principais programas de computador, ter um português correto e muita disposição para o trabalho, são princípios básicos que um candidato a emprego deve ter. E quem ainda não estudou tudo isso precisa demonstrar que está com muita vontade de aprender. Uma duvida que vários jovens têm são qual das duas é melhor a escolaridade ou a experiência. Com absoluta certeza, o futuro do trabalho, ou do emprego, depende de ambas: escolaridade e experiência. Mas, no dia-a-dia, nos deparamos com grandes defensores desta ou daquela como requisito mais importante. Certo é que, cada vez mais, o mercado atual exige que nos qualifiquemos permanentemente, seja através de estudos e de novas experiências. Os jovens devem ter uma preocupação fundamental com a escola, porque o profissional do futuro vai ser o que tiver uma sólida formação escolar, capaz de dominar os conhecimentos básicos, e que saiba discernir conhecimento erudito de conhecimento popular.
É importante, portanto, que o jovem possa se articular com outros jovens, para discutir e poder interferir no mundo social e político. Assim sendo, além de exercer sua cidadania, seu patriotismo, sua solidariedade, os jovens estarão investindo num mundo que vai ser deles e ainda vai desenvolver vantagens muito grandes aos outros que são apáticos, acríticos e que acham que estão aqui na terra para sofrer as conseqüências.  E para concluir: Nem sempre o primeiro emprego define a profissão futura. Mas é um começo, sempre difícil. Mas o mais importante é não DESISTIR.

LIXO ELETRÔNICO: O que fazer com isso?


            Quando falamos em lixo eletrônico, a primeira coisa que vem à mente são aqueles incômodos spams que ocupam espaço na caixa de email, trazendo vírus e corrompendo o seu computador. Porém, não é deste lixo que estamos nos referindo.
            O lixo eletrônico é composto por artigos eletrônicos como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros., que com o passar do tempo vão ficando bem usados e não são reaproveitados por seus usuários.
            Muitos equipamentos eletrônicos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores.
            Aqui no Brasil são fabricados por ano 10 milhões de computadores, e quase nada está sendo reciclado. Entram no mercado anualmente mais 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta. Os outros 98% são simplesmente guardados em casa ou despejados no lixo comum, criando ainda mais impacto ambiental.
È preciso reciclar!
            Existem várias empresas que lidam com a reciclagem destes materiais. É possível fazer doações para organizações que trabalham com a inclusão digital.
            Para celulares, procure sempre as revendedoras de sua operadora, para que as baterias possam ser devolvidas às empresas fabricantes, sendo despejadas em locais seguros. Para pilhas, procure os locais de coleta seletiva da sua cidade, e não as jogue no lixo comum.
            Os eletrodomésticos podem ser doados para pessoas carentes ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado obsoleto.
            Vamos fazer a nossa parte! Não vamos jogar celulares e baterias no lixo e quando formos trocar nossos computadores vamos doar os antigos para alguém que esteja precisando. O problema do lixo eletrônico PE complexo, mas devemos fazer a nossa parte.